A época dos grelos

Sou apoquentada desde o nascimento com uma certa preguiça de tripa. Talvez tenha contribuído para isso o facto de ter achado a vida toda que a maior parte da fruta é asquerosa porque tem “coisas”, e por coisas” eu entender grainhas, sementes, caroços, filamentos, casca, em suma, tudo o que não se assemelhe a uma bolacha. Já os legumes, porque diabo têm de ser todos tão horrivelmente verdes e mal cheirosos e trazerem lagartas agarradas? (Abri sempre uma pequena excepção para o tomate vermelhinho, que seria tão melhor sem grainhas, mas que se come muito bem ainda assim, para a cenoura e para beterrraba, que são docinhas e fazem bem aos olhos).

Com tempo, o panorama melhorou e posso dizer que se come muita verdura lá em casa: algum bróculo, nabiça q.b, bastante espinafre-algarvio. A minha família, num poético acto de vingança pelos muitos anos que passou à minha volta a tentar fazer-me engolir sopas farfalhudas, castiga-me agora inundando-me a casa, semana sim semana não, de saquinhos “lá da terra”. No Carnaval, chegaram-me da horta os grelinhos de nabo “para fazeres um arrozinho”, no fim de semana seguinte, os grelinhos de couve “tão tenrinhos que basta dar-lhes uma fervurinha” e ontem… ontem nem sei. Agradeci e escondi aquele verde todo no frigorífico, onde houve festa rija a noite toda, podem crer, que isto quando muitos grelos se misturam…

Prevejo sérias reviravoltas de tripa. Grelinhos anyone?

————————

O João Pinto, que não joga futebol e que às vezes me faz pensar na Paula Rego e outras no Francis Bacon, “emprestou-me” a couve aí de cima

11 comments

  1. POC

    Das cenas verdes, só ervilhas (em ovos escalfados), alface, alho francês (nas sopas e nas merendas), espinafres (na sopa) e pouco mais.
    Tudo o que seja muito saudável pode fazer-me mal.

    • Anónimo

      Ervilhas com ovos escalfados é dos meus pratos favoritos e desse verde sempre gostei. Até suspeito que as ervilhas não são legumes.

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>