Grão diz-se Garbanzo

Dizem-me os meus arquivos que já há algum tempo que não nos debruçamos aqui sobre o tema das verduras e leguminosas, que tão feliz já me fez nestes tempos de blogosfera (ver aqui e aqui).  Calha bem abrir agora um novo capítulo, pois esta manhã descobri que há um pé-de-grão a crescer à janela do meu quarto. Na floreira do parapeito, mais propriamente, entre um cacto morto e duas ervas daninhas danadas. Como é que foi lá parar? Fui eu que o plantei. E porquê? Queria ver se me nascia um pé-de-grão na janela do quarto. E nasceu? Parece que sim, não acabei de o dizer mais acima?
Acabada este arremedo de FAQ, notai apenas que é pé-de-grão e não de pé-de-feijão, e que há todo um mundo de diferença entre ambos os pés, apesar de nesta embrionária fase de germinação eu ser lá capaz de os distinguir. Os dois verdes, de folhas tímidas e caule tenro. As diferenças são sobretudo de objectivo final: Trepando por um pé-de-feijão, chega-se ao palácio do gigante, trepando pelo meu pé-de-grão, assim ele cresça viçoso e robusto, deixamo-lo para trás.
O palácio da gigante.

(isto tudo para dizer que estou feita horticultora de subúrbio e que se calharem a brotar alguns grãos decentes daquele pézinho, terei todo o gosto em prepará-los com espinafres, numa sopinha à moda da terra da minha avó. Estão desde já convidados, mas não se entusiasmem muito que para a semana já me esquecerei de regar a plantinha)

 

9 comments
  1. ou chickpeas….
    já sabes que agora podes dedicar-te uma actividade paralela para um rendimento extra…um dia ainda voltaremos ao sistema de trocas directas, se tudo isto não acabar em Dezembro. Estás pois uma pioneira.

    1. ervilhas de gaja??? me gusta…
      I wish… a mim morre-me tudo: coentros, manjericão, alpista…

  2. Um pé de feijão é que era!
    Para ir até ao castelo do gigante gamar ceninhas!

    1. e pá, não… aqui respeitamos toda a espécie de gigantes, excepto a Branca de Neve, quando é a sonsa da outra a interpretá-la!

  3. Muahaha quero ver isso então. :P Não me peças fotos actualizadas das minhas verduras. Algumas recomendam.se, outras estão em fase terminal… Decididamente, tenho mais jeito para outras coisas.

    1. Fotos não peço, mas peço dicas! Adorava ter uns coentrozinhos na minha janela, mas morrem todos!
      (ainda bem que comentaste, ontem andava à procura do teu link e não dava com ele!)

  4. plantar grão é coisa de que nunca me lembrei. Mas adoro essa sopa de grão com espinafres. Vou estar atenta à tua aventura no parapeito e se correr bem, imito-te!

    1. também não, it’s a first! Espero que pelo menos dê uma planta bonita. Mal não faz…

  5. Esta aqui de cima sou eu, tinha esquecido preencher o formulário de identificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.