Invasão e batatas fritas

Em cima da mesa estão os planos para uma invasão à séria. Esta ofensiva, a que se convencionou chamar “Operação Férias”, por manifesta falta de energia para pensar em algo melhorzinho, compreende a conquista de meia dúzia de pueblos castiços, o saque de bom número de igrejas românicas, o reconhecimento de dois ou três parques naturais e, por supuesto, a completa aniquilação das reservas de pulpo galego do inimigo. (E um alegre consumo de cañas, não te esqueças, Alexandra, muitas cañas, nem que seja porque assim podes pôr um til no “n” uma vez que seja nesta vida).
Enquanto não soam as trombetas, as tropas estão esgotadas e desmoralizadas, mais que muito, e já nem dizem coisa com coisa. Contam as horas, os minutos, os segundos, os micro-segundos e o número de batatas que traz cada embalagem de Lay’s gourmet.
Como se dirá engonhar em espanhol?

5 comments

    • Alexandra

      O teu ofício compreende falar latim? Parece-me bem. Eu quis aprender sozinha na escola secundária, quando não me deixaram assistir às aulas da turma de humanidades. Não aprendi muito mais que expressões bastante úteis para a vida quotidiana, do género “Hannibal ad portas” e assim. :)

      • a.i.

        lol, Delenda est Cartago.

        “meu ofício compreende falar latim” é um exagero. Não, às vezes tenho de usar expressões em latim, quando a tradução de português para inglês só por si não é suficientemente elucidativa. Por exemplo “a contraiu sensu” ou “in dubio pro communitate” e coisas assim.
        eu tive latim no secundário (e por acaso até tive a melhor nota, mas era fácil, o meu prof era padre e gostava de mim porque eu era croma na parte da história de roma) mas nunca pensei que o prof tinha razão quando se exaltava por as pessoas dizerem que o latim é uma língua morta.

  1. Vic

    Deve ser engonhiar, eheheheh. Alexandra, a sério, se fores até à Galiza não te esqueças de ir a La Alberca, logo a seguir a Figueira de Castelo Rodrigo, na serra de Francia.

    • Alexandra

      Muito boa sugestão, Vic, mas isso não fica na Galiza… De qualquer modo, é aqui pertinho e fica a valer para uma próxima. As fotos que vi lembraram-me Santillana del Mar, lá mais para cima.

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>